
VISTORIA ELÉTRICA EM
QUADROS ELÉTRICOS

A vistoria elétrica é realizada com equipamentos específicos e por profissional habilitado a realizá-la e a interpretar seus resultados.
Durante a vistoria, as instalações físicas são comparadas com o projeto "As Built" da edificação.
O laudo de inspeção nos quadros elétricos apresenta o estado atual das instalações e as não-conformidades encontradas, classificadas segundo o grau de risco que oferecem.
Esse trabalho ajuda os gestores condominiais a conhecer os problemas e a planejar soluções que minimizem, ao máximo, os riscos elétricos da edificação.
A vistoria e a emissão de laudo são baseadas nas Normas ABNT 5410 e do Ministério do Trabalho NR-10.
TERMOGRAFIA EM QUADROS ELÉTRICOS

As imagens térmicas possibilitam detectar previamente problemas eletro-eletrônicos em componentes e equipamentos presentes nos quadros elétricos e demais instalações.
Trata-se de um ensaio não destrutivo (END) e não invasivo.
Entretanto, não basta fotografar termograficamente. É preciso analisar as imagens corretamente, de acordo com parâmetros bastante específicos.
Uma análise termográfica deve ser realizada por um profissional com conhecimento técnico eletro-eletrônico, com certificação técnica em termografia.
ATERRAMENTO EM ELEVADORES

Poucas pessoas sabem da importância do aterramento de elevadores.
Esse cuidado pode salvar vidas. Mas também pode preservar os equipamentos que compõem o sistema elétrico dos elevadores: cabine interna e externa, quadro de comando e motor.
Uma vistoria pode custar apenas de 5% do valor de uma placa de controle eletrônico do quadro de comando do elevador.
TESTE DO
DISPOSITIVO DR

DR é a sigla de Diferencial Residual. Trata-se de um dispositivo importantíssimo, pois protege pessoas e animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto com instalações ou equipamentos energizados.
Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o DR desliga o circuito imediatamente, minimizando os efeitos do choque.
O DR também evita perdas de energia, que aumentam os gastos no final do mês.
Porém, não basta ter o DR instalado. É preciso que ele esteja em perfeito funcionamento. Assim, é recomendado que seja feito, anualmente, um teste de eficácia.
O ensaio é realizado com equipamento que simula uma fuga de corrente real, mensurando o tempo de desarme e o valor da corrente de desarme.
ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Centrais de Iluminação de Emergência fazem parte do sistema de segurança de uma edificação.
Essas centrais são equipamentos de suporte à falta de energia elétrica, acendendo a iluminação de emergência quando isso ocorre.
A vistoria das Centrais de Iluminação de Emergência consiste na simulação de queda de energia e na verificação da autonomia do banco de baterias, do funcionamento do bloco de iluminação e do fluxo luminoso, estabelecidos pela NBR 10898.
ESTUDO PARA INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO EM CONDOMÍNIOS

Análise de Demanda para Instalação de Ar Condicionado em Condomínios
Algumas edificações por já terem sido construídos há algum tempo, não prevê a instalação de aparelhos de ar condicionado.
Oque deverá ser avaliado:
1- A capacidade total potência (kVA) disponibilizada para atender a demanda (kW) de energia para a unidades consumidoras da edificação;
2- Cálculo da disponibilidade de sobra de potência aparente (total) para acréscimo de carga, referente aos equipamentos de ar condicionado;
3- Verificação da capacidade dos dispositivos elétricos e de proteção como: medidores, condutores, disjuntores e posteriormente a infraestrutura do apartamentos;
4- O relatório técnico de análise de energia irá informa se será permitido a instalação, dos aparelhos de ar condicionado e sua capacidade máxima, sem que haja adequações no sistema elétrico, caso não seja possível sua instalação outro procedimento deverá ser adotado como o aumento de demanda para o condomínio;
Sem a análise do relatório o condomínio e sua suas unidades autônomas estará totalmente comprometida com relação a riscos de incêndio.
BALANCEAMENTO
DE FASES
